Home office: ferramentas de organização para trabalho

As ferramentas que amamos usar no dia a dia e no home office

A gente sabe que muitas pessoas passaram a trabalhar remotamente pela primeira vez por conta desta pandemia – inclusive algumas de nós. Por isso, compartilhamos aqui ferramentas que usamos – e outras que conhecemos – que podem te auxiliar no período de home office.

Alguns recursos são tão bacanas que adotamos para a vida. Se você observar, sempre teremos algo a organizar: rotina de estudos – nossas e dos filhos -, rotina de cuidados com a casa, compras, festas familiares que acontecem periodicamente, férias, etc. O bacana é que a organização não é algo que nos limita ou enrijeça, pelo contrário, ela é libertadora! Organizando o trabalho e diversas áreas de nossas vidas, ganhamos tempo disponível para colocar sonhos e desejos fora do papel, passarmos mais tempo com quem amamos ou exercitarmos o ócio criativo, ou seja, fazer nada!

“Sua mente serve para ter ideias,

não para armazená-las.”

David Allen

Para organizar arquivos

Por aqui, usamos o Dropbox, uma ferramenta de armazenamento na nuvem, para guardar e organizar arquivos, como fotos, lookbooks, artes, etc. As pastas são compartilháveis, assim todas que necessitam têm acesso a uma ou outra pasta.

Além do Dropbox, o Google Drive (ou Google One, na versão pro) também é bem popular. A Microsoft oferece o OneDrive, assim como a Apple mantém o iCloud.

Para enviar arquivos

Trabalhamos com muitos arquivos em alta resolução, o que torna inviável enviar por e-mail e alguns preferimos não manter no Dropbox, pois demandam muito espaço, mesmo para quem usa a versão Premium do aplicativo. Desta forma, optamos pelo We Transfer para envio de arquivos grandes.

A versão gratuita nos atende bem e mantem o arquivo aguardando o download por até uma semana. No entanto, se você precisa sempre enviar arquivos em alta resolução, vale assinar a versão Premium, que tem um prazo mais longo para que o destinatário baixe os arquivos enviados.

Organização de tarefas e compromissos

Planner, agenda, listas… tudo isto é muito bom, mas sem a Agenda Google nada somos! Rs… Isto porque ela nos permite ter uma visão global de compromissos e tarefas, nos dando uma real dimensão de nossas horas para executar alguma demanda, nos deslocarmos até uma reunião ou evento (saudades). E com os lembretes, não dá para deixar compromisso algum ser esquecido!

Os planners e agendas também são nossos aliados, pois amamos uma papelaria fofa! O bacana é que por meio delas, podemos trabalhar a ludicidade e estimular nossa criatividade escrevendo à mão, colorindo e decorando. Escrever nos faz organizar e concretizar ideias e inspirações. Amamos!

Um cenário interessante é usar a Agenda Google para compromissos, como reunião, eventos, festas, academias e tudo isto que não podemos fazer agora – ops! reunião on-line pode e nós fazemos! Rs… Já a agenda física ou o planner é útil para listarmos nossas tarefas e ações que precisamos realizar.

Dica especial: Bullet Journal

Bullet Journal é um sistema de organização de tarefas, desenvolvido por Ryder Carroll. que utiliza algumas sinalizações e diagramação simples para que você faça um registro de sua rotina, reunindo tarefas atuais e futuras. É um processo que te permite ter uma visão mais global de toda a sua vida – pessoal e profissional. A Nath está lendo o livro do criador da metodologia e está amando.

O bacana que você adapta o método à forma que melhor funciona para você. Originalmente, a técnica é aplicada em cadernos tipos moleskine, mas qualquer caderno pode ser utilizado, inclusive agendas e planners. Após algum tempo experimentando, você descobrirá o seu jeito de usar.

Saúde mental é algo sobre que se tem falado muito nos últimos tempos, principalmente neste contexto atual. No livro há depoimentos de como utilizar a metodologia foi curadora para algumas pessoas, que conseguiram ter foco e viver um dia de cada vez.

Monitorar hábitos, explorar e aprender lettering, listar livros, filmes e séries que assistiu e deseja ver, acompanhar seu humor são algumas das coisas que é possível por este método – e se você não quiser fazer nada disso, tá tudo certo também.

Se você tem uma pegada artística, vai pirar com as referências que tem no Pinterest ou no Instagram. Busque por Bullet Journal ou Bujo e enlouqueça conosco.

No vídeo abaixo, Ryder explica como usar o Bullet Journal.

Trello

Se você prefere organizar suas tarefas de forma digital e aproveitar para compartilhar com seu time, o Trello é uma ferramenta bacanas para isto.

O Trello é baseado em um sistema de quadros e cartões e é bem interessante para trabalhar com projetos, não só tarefas. Ele permite o uso de imagens, o que é ótimo para quem é mais visual. A Thais Godinho, especialista em organização, tem vários posts em seu blog , além de vídeos em seu canal no YouTube, explicando desde o básico da ferramenta até os usos mais sofisticados.

Gostaram das dicas? Tem alguma ferramenta que você usa para organizar seu trabalho e não está aqui? Compartilha conosco!

Mil beijinhos,

Equipe Fê Sollito


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